Cuidados com a e pele no inverno

No rosto:


Evite lavar o rosto com água muito quente e várias vezes ao dia. No frio a pele do rosto geralmente fica mais sensível e muitas vezes descamando ou vermelha. Para minimizar esse desconforto o paciente pode usar sabonetes hidratantes  com ativos como a glicerina, manteiga de karité, entre outros. A água  termal  também é super prática e pode ser usada ao longo do dia, em todos os tipos de pele. Os cremes hidratantes para rosto podem ser usados a noite, antes de dormir ou pela manhã antes de aplicar o filtro solar. Vários produtos hidratantes já possuem em sua formulação ativos que ajudam na prevenção do envelhecimento como o ácido hialurônico por exemplo. Vale lembrar que essa época do ano é ótima para cuidar da pele e fazer procedimentos estéticos como peelings ou tratamentos com ácidos, já que a incidência de radiação solar é mais baixa nesse período.


Areá dos olhos:



A região dos olhos é muito propensa ao ressecamento. Logo é muito importante cuidar dessa área no inverno . Geralmente indicamos cremes hidratantes que já contenham em sua composição alguns ativos antioxidantes como a vitamina C, E, coffeberry, green tea,  que ajudam a prevenir rugas finas. Alguns produtos com ação antienvelhecimento já sao fabricados com FPS 15, facilitando ainda mais a rotina de tratamento do paciente pois podem ser usados durante o dia.

No lábio:


É frequente a queixa de rachadura labial no frio, nesse caso indicamos o uso diário de hidratante labial, de preferência com filtro solar associado. O Bepantol, produto composto por dexpantenol, também é excelente opção para hidratar os lábios no frio. Para as mulheres os batons hidratantes também ajudam. Evite passar a língua sobre os lábios repetidas vezes, esse hábito geralmente piora o ressecamento além de  provocar irritação e vermelhidão na região ao redor da boca.

Corpo


No inverno vale investir em produtos com alto poder de hidratação como os cremes que possuem por exemplo uréia, alantoina, lactato de amônia,  ceramidas,PCA NA,  entre outros hidratantes em sua composição. Sempre recomendamos usar o hidratante logo após o banho, se possível. Além disso óleos corporais compostos por semente de uva ou óleo de amêndoas também são ótimos para serem usados diariamente.


Fonte: ANA CAROLINA AMARAL
Dermatologista. Pós graduada no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e preceptora do ambulatório de cosmiatria do IDPRA da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Atende na Barra (21 2431-1712) e em Nova Friburgo.






Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário